quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entrevista com a estilista de "moda praia" Marina Mendes

O Daily journalism foi atrás de novos talentos e entrevistou a mineirinha Marina Mendes de 24 anos, uma estilista que correu atrás de seus sonhos e hoje tem sua própria grife de mesmo nome.Ela nos contou  um pouco sobre sua carreira e sobre sua nova coleção que traz estilos diferenciados e modernos para atender diferentes gostos. Confira a entrevista:

Daily – Há quanto tempo você está na profissão e como iniciou a carreira?
Bom, sempre me envolvi com moda, minha mãe tinha uma confecção onde criava e desenvolvia roupas infantis, então fui criada em meio aos carreteis de linha, máquinas de costura, manequins... E sempre gostei mundo do mundo da criação, da arte e do design. Foi aí que decidi fazer faculdade de Moda. Logo no primeiro ano da faculdade já comecei a trabalhar, desde vendedora, representante até a área de criação e estilo. Atualmente também trabalho na criação e estilo de uma marca de jeans. Mas ,a gente sempre tem aquele desejo de ter um negócio próprio pra fazer funcionar do seu jeito e colocar suas ideias em prática. Foi então que resolvi abrir a minha marca.

Daily –Qual o seu estilo? Para quem você faz moda?
Gosto de vestir o que me faz me sentir a vontade. Não adianta você vestir uma coisa que você não se sinta à vontade, fica meio forçado, você não carrega a peça e fica na cara que não é você ali. A roupa e as atitudes acabam transpassando boa parte da sua personalidade, então a roupa também serve como forma de expressão. Eu gosto de um jeito mais moderno e alternativo de se vestir, uso muito preto por simplesmente gostar da cor, não necessariamente por ser básico ou clássico.
Então eu crio para quem se sinta a vontade e se identifique com a marca. Um público jovem, independente da idade, que valoriza o design, uma boa modelagem e quer se diferenciar. 

Daily – Você só desenha ou também corta e costura?
Bom, eu desenho e faço a modelagem, a parte do corte e costura eu terceirizo! Esse dom de costurar eu ainda não desenvolvi, mas tenho vontade de fazer um curso, acredito que quando você sabe fazer, você sabe como pedir e pode cobrar mais das peças.

Daily – Quantas pessoas estão envolvidas em sua criação e qual a função de cada uma?
Como a marca é nova, por enquanto estou só eu fazendo tudo! Menos a parte de corte e costura. Mas estou com planos de expandir e em breve vou fazer uma parceria no negócio. Outra pessoa, com novas idéias, sempre tem a agregar à marca.

Daily – E difícil entrar no mercado de moda?
Difícil não é, o segredo é estar sempre atento ao mercado e ao público, e não desistir nunca! Muitas empresas fecham nos primeiros 5 anos de vida por conta do mal planejamento. A gente tem a mania de querer já ter lucro logo no começo, mas não é assim. Tem que ter investimento, paciência e acima de tudo amar o que você faz. Se você trabalha por prazer, você passa esse amor ao seu produto e o cliente enxerga, agrega valor ao produto e o trabalho é reconhecido.

Daily – Qual a cor da moda e os estilos para o verão?
O bom do verão é que você sempre pode apostar nas cores, é sempre alegre e com mistura de tons. Esse verão não deixa de lado o branco, que está bem forte e é uma peça chave, mas os tons vibrantes como laranja, rosa, e azul bic são a aposta pra estação. Mistura de cores e cores contrastando tanto na parte de cima (top) quanto na de baixo (bottom) também estão em alta. Claro que o estilo navy, misturando azul marinho e branco, não vai sair de moda tão cedo. Quanto aos modelos dos biquínis pode apostar no top cortininha que é ótimo para deixar aquela marquinha do verão, o topo torcido e o top argola, que dá um ar mais chic também são uma boa pedida. Já para o bottom, o modelo cortininha continua em alta, é muito bem aceito pois você pode regular no tamanho que você quer. 

Daily – Como sua marca nasceu?
Bom, a marca surgiu quando no terceiro ano da graduação em MODA resolvi comprar biquínis para o verão. Rodei a cidade toda sem achar algum que tivesse uma estampa bacana, que fosse minha cara, com uma modelagem bem feita e que de fato me agradasse. Então resolvi no meu TCC fazer biquínis, e foi aí que me apaixonei de vez! Resolvi levar a idéia à diante, estudei o mercado, o público, as possibilidades e comecei a colocar em prática há pouco tempo. Hoje em dia já não consigo me imaginar sem a moda praia.

Daily – Como define e elabora suas coleções? De onde vem a inspiração?
Eu sempre busco temas com os quais eu me identifique e procuro trabalhar em cima deles, e claro que não posso deixar de lado as tendências, mas não me baseio só nisso. Acredito que a gente que trabalha com criação já tem um feeling e quando você trabalha pra um público com o qual você está envolvida, tem contato e conhece as necessidades, você sabe o que ele deseja e acaba trabalhando em cima disso também. Acaba sendo o diferencial da marca.

Daily –Fala sobre sua nova coleção?
A nova coleção é inspirada em formas geométricas. Peguei como referência artistas como Escher. Utilizei de cores cítricas, jogos de estampas, combinações e contrastes, sem deixar de lado o clássico do verão como o estilo navy e o branco.

Daily –Marina, muito obrigada!
Obrigada vocês pela oportunidade! 








Para você que ficou curiosa, confira a coleção completa no blog  http://mmpraia.blogspot.com informações sobre a grife praiamarina@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário